ATIVIDADE FÍSICA E "24H MOVEMENT"

Nos últimos anos temos vindo a assistir a um crescendo de evidência que apoia a necessidade de nos mexermos. Sabemos que o sedentarismo é factor potenciador de problemas de saúde e existem guidelines internacionais orientadoras para a realização de actividade física, sendo esta, quando praticada regularmente, um factor chave de prevenção e promoção em saúde.
A Organização Mundial de Saúde lançou recentemente (2020) recomendações para a actividade física e comportamento sedentário para todas as populações e grupos etários - dos 5 aos 65 anos e para adultos mais velhos - independentemente do sexo, origem cultural ou nível socioeconómico e são relevantes para pessoas com todo o tipo de [in]capacidades.

Neste sentido, nasce o conceito de 24h movement, em que o foco não é apenas a atividade física estruturada (pex. Ida ao ginásio) mas tudo o que podemos fazer no nosso dia-a-dia de forma a reduzir as horas que estamos parados. Devemos limitar comportamento sedentário e manter a atenção no facto que qualquer quantidade de actividade física é melhor que nenhuma, e quanto mais, melhor. Podemos usar as escadas em vez do elevador e evitar longos períodos de tempo na mesma posição p ex.

Os fisioterapeutas são os profissionais de saúde responsáveis pela prescrição de exercício em condições especificas. Somos necessários para gerir a [re]introdução de atividade física em pessoas com alguma patologia, para controlo de nocebo associado ao movimento bem como para o esclarecimento de dúvidas ou destruição de mitos associados à actividade física.

Nas pessoas com condições médicas críticas, crónicas e/ou deficiências, o fisioterapeuta é fundamental para gerir a actividade física e ajudar na criação de estratégias de mudança comportamental para que sejam possíveis ganhos em saúde.  

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.