DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS

O QUE É UMA DOENÇA NEURODEGENERATIVA?

“Doença neurodegenerativa” é um termo genérico para uma série de doenças que afetam os neurónios do cérebro humano.

Os neurónios são a unidade-base do sistema nervoso (cérebro e espinal medula). Normalmente os neurónios não se reproduzem nem se substituem e, desta forma, quando sofrem qualquer tipo de lesão morrem e perdem a sua função no organismo.
O termo neurodegenerativas é bastante extenso e abrange, de acordo com a DG Health and Food Safety, organismo da Comissão Europeia, mais de 600 condições que afetam os neurónios do cérebro humano, sem causas determinadas e altamente incapacitantes, temos como exemplo as doenças de Alzheimer, Parkinson e Huntington, entre outras, têm vindo a aumentar a um ritmo exponencial.

Segundo estudos recentes, estima-se que só em Portugal 153 mil pessoas são afetadas por algum tipo de demência. A adoção de um estilo de vida saudável pode ser um passo importante na prevenção, uma vez que se acredita que apenas uma percentagem inferior a 5% das doenças neurodegenerativas sejam causadas por mutações genéticas”. E, embora as causas não sejam bem conhecidas, os estudos científicos indicam que, por exemplo, a doença de Alzheimer seja causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo vários aspetos relacionados com o estilo de vida.

Assim sendo:
- Siga uma alimentação saudável para evitar os fatores de risco vascular, como a diabetes, a hipertensão arterial, a aumento do colesterol e a obesidade;
- Pratique exercício físico regular, como hábito preventivo das doenças cerebrovasculares, cardíacas e das síndromes demenciais;
- Mantenha um envolvimento social e intelectual intenso ao longo da vida; - Combata a depressão e evite o stresse;

Após confirmadas, embora sejam doenças incuráveis e debilitantes que têm como consequência a degeneração progressiva e/ou morte dos neurónios. Causam assim problemas de movimento ou de função mental, surgindo nós.

A fisioterapia tem um papel preponderante na manutenção e retardamento dos sintomas destas doenças, bem como no ensino de estratégias facilitadas que visam o aumento da qualidade de vida dos doentes e dos que os rodeiam.

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.