AS DORES DE COSTAS ESTÃO RELACIONADAS
COM AS NOSSAS POSTURAS?

Já alguma vez lhe disseram que a sua dor de costas é por causa de estar mal-sentad@?
Ou porque carregou uma caixa ou um peso e não dobrou os joelhos?


Nos últimos anos, tem-se estudado a relação entre as posturas e o movimento de nos dobrarmos para alcançar pesos do chão e verificou-se que os estudos científicos não suportam essas afirmações.


Ou seja, a crença de que a dor de costas é causada por se sentar, levantar, ou dobrar-se "incorretamente" é uma falsa crença.
Dizer a alguém para adoptar uma postura correcta, assim como dizer para evitar posturas "incorretas" para prevenir as dores de costas, não é suportado pela evidência científica.
As diferenças nas posturas são um facto da vida! Existem variações nas curvaturas da coluna de indivíduo para indivíduo, e são consideradas normais. Não existe uma curva específica que esteja associada a dor.
A postura pode refletir as crenças e humor da pessoa e, pode dar-nos informações sobre emoções e pensamentos da pessoa. Pois, algumas posturas são adotadas como estratégias protetivas e podem refletir preocupações quanto á vulnerabilidade corporal. Pode ser importante perceber, o motivo por trás dessa postura.
Por outro lado, a postura confortável pode variar entre pessoas. Explorar diferentes posturas, incluindo as normalmente "evitadas", e mudar com frequência as posturas habituais pode mesmo promover o alívio de sintomas. Não existe evidência que sugira que as posturas ditas "corretas" previnam ou reduzam a dor ou a incapacidade. É seguro adoptar posturas confortáveis!
A coluna é forte para se mover e receber carga de forma segura numa grande variedade de posturas. Os avisos comuns para "proteger a coluna" são desnecessários e podem promover medo.
Da mesma forma que é forte para suportar cargas, também é forte para se manter na mesma posição mais que 30 minutos, como por exemplo, sentar na mesma posição. Estar mais de 30 minutos sentado na mesma posição é seguro, e nem sempre deve ser evitado.
Apesar de posturas mantidas poderem provocar dor, não quer dizer que sejam a causa. Por outro lado, mexer-se e mudar de posição pode ser útil. E, como sabe, ser fisicamente activo é benéfico para a sua saúde.
Já no seu local de trabalho, se existir uma avaliação postural ou de movimento, é importante que saiba que essa avaliação não previne a dor no seu local de trabalho. A preferência nos estilos de manuseamento de cargas é influenciado pelas normais variações da coluna, e aconselhar para a adopção de posturas mantidas ou para "contrair o core" não é suportado pela evidência.

Vamos repensar as nossas crenças sobre as dores de costas?
• Substituir "Sinto a minha coluna torta e é por isso que me dói" por "As variações da coluna são normais. Não existe evidência de que qualquer curva da coluna esteja associada com dor."
• Substituir mensagens desadequadas como "Não te sentes curvad@, olha as costas" (que promovem medo e ansiedade) por "Varia as posturas ao longo do dia. É importante para o corpo ter confiança e ser eficaz nas tarefas diárias normais".
• Substituir "Põe/Mantém as costas direitas para não teres dores de costas" por "Varia as posições da coluna ao longo do dia. Procura posturas confortáveis". Pois, ajudar as pessoas a adotar posturas mais relaxadas, enquanto se reforça que estão seguras, pode provocar alívio dos sintomas. 

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.