FISIOTERAPIA NA COVID-19

A COVID-19 é uma doença cujas sequelas são variadas, das quais a maior percentagem serão as disfunções respiratórias que se refletem essencialmente em baixa tolerância ao esforço.
Dependendo de pessoa para pessoa, podem ocorrer também alterações neurológicas e psicológicas, sendo que, nos casos que passaram por internamentos, a perda de massa muscular e o retorno às actividades diárias poderão também ser uma dificuldade.

As alterações provocadas pelo SARS-COV-2 são muito diversas e por isso, o fisioterapeuta, integrado numa equipa multidisciplinar, é extremamente importante para que seja promovida ou devolvida a autonomia funcional da pessoa.
A gestão da fadiga resultante da infeção pode ser desafiante, especialmente num período imediato pós infeção. O retorno laboral e a integração social também, pelo que o ensino de estratégias facilitadoras destes processos é fulcral.

Através da avaliação individualizada em fisioterapia, é possível definir os problemas e as oportunidades de melhoria em cada pessoa para que o processo de recuperação seja fluido e o mais fácil possível.  

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.