IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE MENTAL

A Fisioterapia em Saúde Mental é uma Aproximação, uma Sensibilização, uma Análise do corpo, por meios passivos ou dinâmicos, verbais ou não verbais.

O papel do Fisioterapeuta é promover o bem-estar e a autonomia das pessoas com disfunções físicas associadas a doenças mentais e vice-versa.
Fisioterapia na saúde visa otimizar o bem-estar e capacitar o indivíduo, promovendo o movimento funcional, consciência de movimento, atividade física e exercícios, reunindo aspectos físicos e mentais.

Os transtornos mentais compreendem uma ampla gama de problemas com sintomas diferentes, que muitas vezes podem incluir sintomas somáticos, representando um grande grupo de pacientes que procuram ajuda de fisioterapeutas em todo o mundo. Estudos epidemiológicos mostram que a depressão, condições relacionadas com o stress, transtornos musculo-esqueléticos de longa duração e ansiedade afetam milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes tendo consequências negativas para a sua capacidade de trabalho e qualidade de vida.

No livro Physiotherapy in Mental Health a pratical approach, os pesquisadores britânicos afirmam “Às vezes, há perplexidade quanto ao que os fisioterapeutas podem fazer por pessoas com doenças mentais. Isso mostra que a divisão cultural entre mente e corpo foi filtrada para a consciência do público em geral, dos colegas profissionais e do serviço psiquiátrico”. No entanto, dificuldades na execução de movimentos, tensões e rigidez muscular, alterações posturais, padrão anormal de respiração são alterações corporais que podem ocorrer tanto em decorrência do próprio transtorno mental ou pela ação prolongada de medicamentos.

A World Confederation of Physical Therapy – WCPT (Confederação Mundial de Fisioterapia) reconhece a atuação na saúde mental como uma especialidade da fisioterapia, implementada em diferentes configurações de saúde, saúde mental, psiquiatria e medicina psicossomática e, é centrada no indivíduo, em todo o ciclo de vida. A saúde mental afetada é um dos principais efeitos colaterais vivido como consequência do distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

Sendo assim, a atividade física tornou-se uma aliada contra os impactos na saúde mental já que o isolamento social e solidão, por exemplo, podem ser gerados pelas restrições da pandemia.

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.