FISIOTERAPIA NA (DIS)FUNÇÃO DO PAVIMENTO PÉLVICO

O pavimento pélvico situa-se na zona abdominal inferior e é o conjunto de músculos e ligamentos, na mulher e no homem, que promovem suporte às vísceras pélvicas - bexiga, intestinos e útero. É composto por estruturas responsáveis pelas continências (urinária e fecal) e função sexual.
Os músculos do pavimento pélvico devem ser um equilíbrio entre flexibilidade e firmeza, funcionando em harmonia. Desde o final da coluna até à zona púbica, formam uma espécie de camada que encerra a parte inferior da zona abdominal. Têm também um papel importante na estabilização da coluna vertebral.

A fisioterapia do pavimento pélvico consiste na avaliação individualizada, prevenção, tratamento conservador e intervenção dos fisioterapeutas na saúde pélvica através da educação em saúde e trabalho de fortalecimento ou relaxamento para manter a integridade destes músculos, de acordo com as guidelines mais actuais e as necessidades específicas de cada pessoa.
Existem algumas situações ao longo da vida do homem e da mulher que fragilizam o pavimento pélvico e podem - ou não - gerar alterações destas estruturas. São exemplos destas situações o excesso de peso e obesidade, vida sedentária, a não realização de exercício físico ou exercício físico de alto impacto, tosse crónica e a gravidez.
A noção corporal e consciencialização para a existência destes músculos é a chave para a sua função e tal como todos os outros músculos do nosso corpo, tornam-se mais fortes se forem treinados regularmente.

~incontinência urinária de esforço ~preparação para o parto ~obstipação ~pavimento pélvico hiperativo ~incontinência urinária de urgência ~prolapsos pélvicos ~dor pélvica ~vaginismo ~incontinência fecal ~pós parto ~ pré e pós cirurgias pélvicas ~ 

© Copyright 2021 Grupo Urgicentro . All Rights Reserved.